Orai e vigiai

“Quero você de Mente Pura, mente capaz de ter clareza e poder de ver” (Hermógenes)

Seja vigilante! “Orai e vigiai”, o Professor de Yoga Hermógenes cita a famosa frase de Cristo para nos lembrar que a vitória ou derrota, a alegria ou tristeza, dependem das nossas escolhas, do autoconhecimento e da perseverança para viver o nosso máximo potencial.

O texto abaixo nos convida a refletir sobre a importância do autoconhecimento, da constante vigilância nos padrões de pensamento que geram padrões de comportamento, muitas vezes destrutivos. Para termos resultados diferentes, precisamos reavaliar como pensamentos, como agimos e descobrir a raiz do problema que muitas vezes é equivocadamente buscado do lado de fora quando deveria ser compreendido corajosamente no próprio interior.

Pense certo, sinta certo e viva o certo!

Resumindo e continuando a falar francamente, amigo, acho que sua mente tem sido mais eficiente em atormentá-lo do que todos os agentes de seu destino, de seu karma. Sua autopiedade o tem enfraquecido mais do que qualquer doença, podendo mesmo ser a causa principal de sua enfermidade.
Analise sua mente. Limpe-a de seus nefastos conteúdos (ódio, dúvida, autocompaixão). vigie sua mente. Não deixe sua imaginação assim, desastrosamente solta. Não se entregue inconscientemente à amargura autocultivada. Não permita a entrada de pensamentos deprimentes…
…A insistência em ver apenas o negativo impede que se veja o que há de positivo, isto é, aquilo que o faria perder o ‘emprego de coitadinho’, que você tolamente, vem mantendo. Se continuar insistindo em arrolar somente os aspectos sombrios de seu destino e em esquecer os luminosos, tenha paciência, filho, não haverá salvação para você, pois você não quer mesmo ser salvo. Seja vigilante! ‘Orai e vigiai’, recomenda o Cristo.”

Prof. Hermógenes, Yoga Paz com a vida, p.145.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora