
“Desejos realizados só geram mais desejos. Manter-se livre de desejos e se contentar com o que vem por si só é um estado muito fértil, é a precondição para o estado de plenitude.” (MAHARAJ, p. 231)
LIMIAR DA LIBERTAÇÃO
“O que for necessário virá até você, se você não pedir coisas desnecessárias. No entanto, poucas pessoas atingem esse estado de total imparcialidade e desprendimento. Esse é um estado muito elevado, é o próprio limiar da libertação.”(Maharaj, p. 231)
AMOR
“Amor é vontade, vontade de compartilhar sua alegria com todos. Ser feliz, tornar feliz, esse é o ritmo do amor”. (Maharaj, p.228)
INQUIETUDE
“Se você pudesse se manter quieto, livre de lembranças e de expectativas, você seria capaz de discernir o belíssimo padrão dos acontecimentos. É sua inquietude que provoca o caos”. (Mahraj, p. 230)
A DOR E O PRAZER ESTÃO NA MENTE
“A natureza não é nem prazerosa nem dolorosa. Ela é toda inteligência e beleza. A dor e o prazer estão na mente. Mude sua escala de valores e tudo mudará. O prazer e a dor não passam de perturbações dos sentidos, não diferencie entre um e outro, e haverá apenas bem-aventurança. O mundo é aquilo que você faz dele, portanto, faça com que ele seja feliz. Apenas o contentamento pode torná-lo feliz. Desejos realizados só geram mais desejos. Manter-se livre de desejos e se contentar com o que vem por si só é um estado muito fértil, é a pré-condição para o estado de plenitude. Não tenha medo do que parece estéril. Vazio. Acredite em mim, é a satisfação de desejos que gera o sofrimento. Estar livre de desejos é a bem-aventurança.”(Maharaj, p.231).
PREOCUPAÇÃO
“Só há preocupação quando você se apega a algo. Quando você não se apega coisa alguma, as preocupações não surgem. Abrir Mão do menor é ganhar o maior. Desista de tudo, e tudo virá a você. Então, a vida se torna aquilo que era para ser: pura radiação vinda de uma fonte inesgotável. Nessa Luz, o mundo aparece indistinto, como um sonho.” (Maharaj, p. 239)
SEJA VOCÊ MESMO
“Não há nada a praticar. Para conhecer a si mesmo, seja você mesmo. Para ser você mesmo, para de se imaginar sendo isso ou aquilo. Apenas seja. Deixe sua verdadeira natureza emergir. Não perturbe sua mente com buscas.” (Maharaj, p. 240)
COMO SABER QUEM SOMOS
“Para saber que você não é nem o corpo nem a mente, observe a si mesmo, constantemente e viva sem se deixar afetar pelo corpo e pela mente, com indiferença total, como se você estivesse morto. O que significa que nem o corpo, nem a mente são assuntos do seu interesse” (Maharaj, p.197)
COMO RESOLVER O PROBLEMA CRIADO POR DESEJOS E MEDOS
“Os problemas criados por desejos, medos e ideias equivocadas só podem ser resolvidos no nível da mente. Você tem que conquistar sua própria mente e para isso, você tem que ir além dela” (Maharaj, p. 120)
COMO A MENTE PODE FICAR QUIETA
“São os desejos e medos que tornam a mente inquieta. Livre de todos as emoções negativas, significa quieto”
Referências: MAHARAJ, Sri Nisagardatta. Eu sou aquilo.