Mas afinal, o que é meditação?

Imagem: https://www.mentetransicao.com.br/2015/03/meditacao-o-que-e-e-como-fazer.html

São Técnicas/ferramentas que auxiliam a criação de bons hábitos mentais que vai mudando aos poucos o comportamento na vida diária, pois altera a percepção de si mesmo, das pessoas e do mundo em que vive.

Inicialmente é composto por técnicas de concentração e relaxamento para acalmar a mente. Contribui para o autoconhecimento na medida em que, possibilita aprender sobre a própria consciência ao se examinar o funcionamento da mente.

Meditação é a qualidade da observação e de estar consciente e alerta. O que quer você faça com consciência é meditação. (Revista bons fluidos – Izabel Diva Rapoport)

Meditação é perceber toda a nossa experiência no momento presente. É ampliar a atenção percebendo com claridade equanimidade as experiências que passam constantemente pelo nosso campo de consciência.

Quando a corrente do pensamento é perturbada, a observação deste fluxo está destinada a ser difusa. Ver com absoluta clareza a corrente do pensamento é meditação.

Meditação é uma ferramenta de autoconhecimento/ autoanálise para viver o seu centro, se voltar para dentro de si, despertar a consciência interior e expansão da consciência/iluminação. Sem isso, o homem vive como um robô.

A meditação pode ser realizada de diferentes formas. Algumas das práticas estão citadas abaixo para exemplificar:

1- induzida (guiada)

2- focada (concentração em algo)

3- Raja Yoga (meditação contemplativa realizada de olhos abertos)

4- Objetiva (pela paz mundial)

5- meditação para conexão com mentores

6-meditação mântrica (com utilização de sons especiais)

A meditação poderá produzir os seguintes efeitos:

1- Mudar o estado de nossa mente (níveis quânticos da consciência)

2- Iluminação (salta quântico da consciência)

3- Estar receptivo para ajuda de mentores

A atenção surge somente em uma condição de percebimento extensivo, porque a atenção é possível quando estamos completamente relaxados. Em estado de tensão não podemos observar qualquer coisa com clareza ou com intensidade.

O estado de relaxamento é condição sine qua non para a reta percepção, ou seja, percepção das coisas e acontecimentos como eles são. A retapercepção é possível somente em um a condição de atenção. No percebimento extensivo, a mente está livre de todas as resistências e há um estado relaxado.

Referências:

Yoga- A arte da integração, 1995.

Revista bons fluidos – Izabel Diva Rapoport

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora