
Ser capaz de concentrar-se é essencial para o progresso espiritual, disse Yogananda.
“Aprenda a excluir de sua consciência, todos os sons e outras distrações do mundo… Quanto mais paz sentir durante a concentração e quanto mais tempo se concentrar, tanto mais se aprofundará em Deus. Se o tempo dedicado à leitura de livros sobre verdades espirituais fosse empregado em meditar, você conseguiria um progresso mental e espiritual muito maior. Durma menos e dedique mais horas à meditação; o descanso de que desfrutará será cem vezes mais revigorante que o sono…” (Paramahansa Yogananda).
Quando nos concentramos em algo, a percepção da realidade que nos cerca e a percepção interior é expandida. Mas como disse Yogananda, “o mundo tem o hábito de ensinar muito e praticar pouco. Você pode ouvir uma palestra sobre açúcar centenas de vezes, mas não conhecerá seu sabor antes de prová-lo.”
Portanto, a recomendação é praticar a concentração com alguma técnica que se tenha mais afinidade. Praticar a percepção do momento presente, por exemplo, é uma técnica de concentração que expande a consciência pois a percepção fica mais aguçada e as próprias emoções passam a ser observadas de um novo ângulo. Com isso, estas emoções que costumavam perturbar a mente, passam a ser percebidas como instrumentos de aprimoramento da consciência.
Com autoconhecimento, o ser pode escolher melhor o caminho que está em total sintonia com sua essência e sentir cada vez mais paz.