De acordo com Yogananda, há três caminhos para expandir a consciência humana em consciência cósmica: caminho social, caminho da autodisciplina e caminho da Meditação (via metafísica).
No caminho social, a pessoa desenvolve o amor incondicional no exercício da interação com familiares, amigos, trabalho… Progressivamente expande o amor que é dedicado aos entes queridos e amigos a todos os demais.
O caminho da autodisciplina envolve o desapego e autocontrole. A pessoa desenvolve com determinação uma consciência neutra e livre dos apegos que geram ansiedade e sofrimento. A mente passa a ser capaz de se manter tranquila diante de qualquer resultado alcançado ou situação adversa. “Quem é desapegado em todas as situações – não se agitando alegremente com o bem, nem se perturbando com o mal – tem a sabedoria estabelecida.”(Yogananda)
O caminho da meditação ou da metafísica permite a expansão da consciência a partir da percepção interior e desligamento da percepção corporal com utilização de técnicas que aprofundem e prolonguem as práticas de meditação para ser possível sentir a consciência cósmica que se traduz em paz e alegria.
Fonte: A Eterna Busca do Homem (Paramahansa Yogananda)
