
Este artigo é baseado no guia para uma consciência superior de Ken Keyes, Jr. Seguem alguns destaques do livro.
A não ser que haja prejuízo para alguém, pessoas conscientes fluem com as atividades e sentimentos do grupo. Elas são extraordinariamente flexíveis e se sentem à vontade qualquer que seja a música que a orquestra social possa tocar. Igualmente, não se sentem constrangidas em tentar mudar a música pois, geralmente encontram uma maneira de promover mudanças a partir de um espaço comum.
A consciência, amor, discernimento, e a flexibilidade delas carregam mensagem que nos ajuda a abandonar a rigidez social, que pensávamos fosse “natural”.
ESSÊNCIA = PERCEPÇÃO CONSCIENTE
VOCÊ É A PERCEPÇÃO DA SUA CONSCIÊNCIA!
Quando você perceber o que ou quem você realmente é, seu ego poderá então relaxar, e você aproveitar de fato a sua vida pois, nada mais irá se apresentar como uma ameaça ou como uma “necessidade absoluta”.
Você gostará de ser o “eu”essencial e só então será capaz de desfrutar plena e continuamente o drama que a vida lhe revela. E poderá perceber que entrando em sintonia com o oceano de energia amorosa ao seu redor, poderá ter muito mais segurança, sensações agradáveis, eficiência e amor de que jamais precisou para viver sempre de forma bela.
O desenvolvimento da consciência superior envolve algumas fases que se inicia com a percepção de pensamentos e ações de cada um dos primeiros cinco centros de consciência; evolui para a auto observação, onde o ser presencia a si mesmo no centro da percepção consciente (6. centro de consciência) e não há distinção entre consciência superior e inferior; e durante uma maior expansão, a auto observação evolui para a percepção pura ou consciência cósmica (7. nível). O ser então, vai além do centro da percepção consciente, no espaço impessoal e unitivo do centro da consciência cósmica.
No nível da consciência cósmica, opera-se com grande eficiência. Um ser totalmente consciente tem a percepção perfeita, a sabedoria perfeita e uma eficiência perfeita. Ultrapassadas as fronteiras pessoais e não havendo qualquer separação, a única coisa a fazer é servir aos “outros”. Tudo é vivido em um espaço comum.
Para atingir permanentemente o Sétimo centro é preciso seguir algumas diretrizes como as listadas abaixo:
1- Estilo de vida despojado
2- Longo período de intensa prática de elevação da consciência
3- Eliminar os apegos. Mesmo as preferências devem ser eliminadas.
Leitura recomendada: A conscious person’s Guide to Relations chips (Ken Keyes, Jr.).