Como saber quando uma pessoa lhe convém ou quando você ouve a verdade? Como saber quando é a hora certa de sair de casa para chegar na hora combinada de um encontro? escolher o que comer ou qual caminho seguir? simples! captando a sabedoria supraconsciente de sua alma com auxílio do corpo.
Seu corpo se comunica com você constantemente, dando-lhe Feedback a respeito da segurança e adequação para cada opção que você considera. Suas mensagens contêm informações relativas à sobrevivência derivadas de seu intercâmbio natural ou orientação superior sobre sua auto-expressão ótima que vem de sua alma e da consciência coletiva do planeta. Para desenvolver a capacidade da intuição, precisamos decifrar as insinuações de nosso corpo.
O corpo tem sua própria linguagem, e não é aquela da mente lógica que estamos acostumados. Ele se expressa por meio de sentimentos, estado de ânimo, sensação, presságio e símbolos. Para desenvolvermos a intuição e o autoconhecimento, sermos certeiros nas escolhas e experiências, precisamos traduzir melhor essa linguagem.
Quando o corpo diz SIM, ele emite uma mensagem que provoca conforto e sensação de expansão. Mas outros sinais podem ser identificados, como um calafrio ou aquecimento na região do peito e pescoço.
Quando o corpo diz Não, a mensagem é de contração e ansiedade. A sensação pode ser desagradável, a mente pode ficar confusa e distraída ou o corpo pode sinalizar com algo mais palpável como a dor. Percepções instintivas como olfato e paladar também são úteis na interpretação da linguagem do corpo.
Lembre-se de que tudo é informação. Qualquer ansiedade, nervosismo, desconforto, euforia, tranquilidade ou alívio pode ser um sinal de SIM ou NÃO para algo que está acontecendo na vida. A informação começa bem sutil e a sensação é de uma leve vibração. Se a mente consciente não percebe, a mensagem do corpo fica mais enfática e começa a registrar no corpo sensações mais fortes como desconforto ou dor. A mensagem do subconsciente e supraconsciente pode ser expressa por meio de percepções corporais, imagens mentais e emoções quando se vivencia cada experiência.
Lembre que as sensações corporais intuitivas são as que se manifestam em primeiro lugar, ou seja, é a primeira impressão. Como exemplo prático, imagine que fará uma viagem e está decidindo o melhor destino. Você pensa em um lugar com praia, e a primeira impressão que sente é de cansaço, ansiedade, tensão no pescoço ou aperto na garganta, já ao pensar em um lugar com cachoeira e trilhas, a sensação é boa e de leveza.
Importante ter claro que a melhor escolha muda a cada instante. No momento atual, uma viagem para cachoeira parece ser a melhor opção. Mas, a melhor opção pode ser da praia no mês seguinte, por exemplo.
Ao escolher o que comer, você também pode aplicar esse exercício e perceber como o corpo conversa com você. As mensagens serão mais claras com a prática. Perceba o que sente ao pensar em cada alimento, perceba o que sente a cada pedaço que ingere. Será que seu corpo está tentando te dizer algo faz tempo?
Combine com você mesmo que, no momento em que perceber um sinal de ansiedade, você vai parar e descobrir qual é a mensagem. Faça disso uma maneira de viver para manter o livre fluxo de energia no corpo e ter mais saúde, vitalidade, alegria, consciência e sabedoria.
Fonte: O caminho da Intuição: Um guia para a sabedoria interior (Penney Peirce, 1999)
