Unificação ou ginástica?

Yoga é Unificação ou Ginástica?
Yoga é uma ciência milenar com origem na índia antiga. Isto significa que é um método que foi testado inúmeras vezes com resultados favoráveis à saúde, equilíbrio e iluminação. Suas técnicas foram ensinadas de forma restrita na relação guru – discípulo. Aos poucos, com a ação de Mestres que se dedicaram a transmitir esses ensinamentos às demais culturas, o Yoga começou a entrar na vida dos ocidentais e hoje em dia podemos ver pessoas praticando em vários locais: nas academias, praças, escolas, empresas, hospitais, postos de saúde, estúdios, entre outros.
O Yoga tem como propósito conduzir os praticantes à união corpo-mente-espírito conduzindo à unificação com a energia primordial. Mas como uma prática de yoga pode conseguir tudo isso? (Alguns podem se perguntar…) simples !!! promovendo o autoconhecimento, expansão da consciência, equilíbrio e harmonia interior.
Mente, corpo e espírito são um sistema integrado onde cada parte afeta a outra. Quando há um trabalho corporal sistematizado com o propósito de energizar, equilibrar e purificar; a mente e o espírito reagem de forma harmoniosa. O contrário também é verdade. A meditação e as práticas e hábitos mentais saudáveis se refletirão no corpo físico.
Os princípios básicos do Yoga, no entanto, não são valorizados com a mesma intensidade que a execução das posturas psicofísicas conhecidas como “asanas”. A valorização do corpo, em detrimento da mente e da espiritualidade, se refletiram em muitos estúdios de yoga e o risco disso é o afastamento de potenciais praticantes com genuínas intenções de promover transformações interiores e saúde física e mental.
O corpo pode ser utilizado como um instrumento para o equilíbrio da mente, desde que o propósito final seja o autoconhecimento e o equilíbrio da personalidade. “O Tantra procura observar e estudar as características da personalidade para prescrever o tipo de prática de yoga adequada para cada indivíduo. A estrutura de personalidade de cada indivíduo é percebida levando-se em consideração as características psicológicas correspondentes a cada um dos sete chakras principais, conforme preconizam os textos tradicionais tântricos.” Ricardo Coelho (Energias Sutis no Yoga).
Os artigos do Pura Consciência têm como proposta informar de forma simples e inspirar praticantes e potenciais praticantes de yoga e meditação de qualquer idade, corpo e experiência a utilizar inúmeras ferramentas para equilíbrio do corpo e da mente.
Bem-vindo ao Pura Consciência!